abril 13, 2010

Camarão Vampiro

Nome comum: Camarão Vampiro, Camarão Filtrador Africano Gigante, Lagosta Filtradora
Nome cientifico: Atyopsis gabonensis
Tamanho máximo: 11-15 cm em aquário. 18 cm em estado selvagem
Aquário mínimo: 80 cm
Temperaturas: 24-28°C


O Camarão Vampiro ou Lagosta Filtradora é um crustáceo pacífico, bastante tímido, tem algum comportamento mais semelhante aos lagostins que a camarões, prefere cavernas e locais recônditos do aquário.

Manutenção
Requer aquário estabilizado, maturado e com plantas naturais. É sensível à amónia e nitrito. Não requer grandes preocupações em relação ao tipo de água, ácida ou alcalina (pH: 6.5-7.4), água mole ou dura.
Alimentação de forma bastante interessante e de forma semelhante ao Camarão Madeira, ou seja, através da filtração de partículas em suspensão na coluna de água, desde algas, resíduos a microorganismos. Consome pastilhas para peixes de fundo. Essas pastilhas devem ser oferecidas especialmente se o aquário for recente e de prevenção.

Para melhor podermos apreciar o camarão "lagosta" podemos fazer uma caverna virada para a frente do aquário, e assim assistir à filtração que faz dentro da caverna. Podemos atirar uma pastilha de peixes de fundo para junto dele para o motivar a se alimentar.

Compatibilidade
Nunca causará problemas, é compatível tanto entre os exemplares da sua espécie, como em relação aos restantes companheiros do aquário, sejam pequenos peixes ou pequenos camarões cereja (red cherry) ou mesmo peixinhos recém-nascidos.

Ciclídeos, de qualquer tamanho, podem ser um problema, existe o potencial de poderem magoar este camarão de aspecto robusto mas frágil por ser inofensivo. Pode ser mantido com tetras e outros peixes de igual dimensão, ou até relativamente maiores ou menores, sem que estes façam mal ao camarão, devido à sua grande dimensão.

Reprodução

Extremamente rara em aquário. Maioria são capturados selvagens. Diferença entre machos e fêmeas não é evidente.

1 comentário:

  1. Anónimo7/28/2010

    posso colocar juntos com outros peixe em aquario comunitario

    ResponderEliminar