março 25, 2010

Camarão Madeira

Nome comum: Camarão Madeira, Camarão Bambu, Camarão Filtrador Asiático
Nome cientifico: Atyopsis moluccensis
Tamanho máximo: 11 cm
Aquário mínimo: 60 cm
Temperaturas: 24-28°C

Camarão Madeira filtrando a água

Já alguma vez pensou em ter um camarão como animal de estimação? Muita gente mete camarões nos seus aquários, em especial o Camarão Amano (Caridina Multidentata, antigo nome cientifico Caridina Japonica). No entanto,  estes passam a vida escondidos no aquário, devido ao medo de predação pelos peixes, algo que chega mesmo a ocorrer. É como não ter camarão qualquer no aquário e poderá não vê-los por meses... isto se nenhum peixe o comeu.

Tal como nos peixes, o segredo é o tamanho. E, aqui aparece o já famoso Camarão Madeira que cresce 11 a 12 cm. Este não é um camarão qualquer. É um camarão filtrador, isto é, para se alimentar necessita de filtrar a água de partículas suspensas e para tal decide, por vezes, fazer piroetas para conseguir alimento.

Além da dimensão do aquário, para receber esta verdadeira coqueluche é necessário que este esteja já maturado, e com plantas. É possível mantê-lo dando pastilhas para peixes de fundo, que ao dissolver-se na água, o camarão poderá posteriormente filtrar. Note-se que quando o camarão pesquisa por comida na areia, pode parecer engraçado, mas significa que não existem particulas suficientes em suspensão na água, pelo que deve colocar uma pastilha de peixes de fundo no aquário.

Note-se que, de quando em vez, o camarão muda de carapaça (exosqueleto) para poder crescer e por isso deixa as suas antigas vestimentas no aquário, nessa altura o camarão torna-se muito frágil. Convém que o aquário tenha esconderijos para o proteger das possíveis investidas dos peixes nesta altura. O refugio pode ser entre pedras (tocas) ou plantas (um grupo de valisnérias e egérias são óptimas para os ocultar).

Contudo, o camarão madeira vive apenas 3 anos e, por norma, a sua reprodução em aquário é extremamente difícil, visto necessitar de água salobra, dos estuários dos rios.

2 comentários:

  1. Muito interessante! Por acaso sempre quis ter um aqua com muita diversidade de espécies, não só peixes como caracóis e camarões. Como gostava de ter escalares, então esse camarão parece mesmo muito interessante. :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/22/2010

    Mto bom artigo!!!

    ResponderEliminar