abril 01, 2010

Ampulária Dourada

Nome comum: Ampulária Dourada, Caracol Maçã, Caracol Mistério
Nome cientifico: Pomacea bridgesi
Tamanho máximo: 6 cm
Aquário mínimo: 40 cm
Temperaturas: 20-30°C

 Duas ampulárias confratinizando

A Ampulária Dourada é um molusco gastrópode aquático da Família Ampullariidae. Os moluscos desta família têm a particularidade de terem guelras e pulmões, tornando este curioso animal num anfíbio. Por isso, num aquário destapado é possível que a ampulária fuja.

Manutenção
Comummente confundidas com os caracóis (da ordem Pulmunata), a Ampulária Dourada não é hermafrodita nem come plantas vivas. É um cxcelente limpa-vidros, consome algas de início de montagem, mas tem preferência pelas algas verdes do género que enevoam os vidros do aquário, consumindo-as verozmente. Come também restos de folhas mortas e é uma ávida devoradora de courguette ou pepino cozidos, que pode ser oferecido em rodelas. Detritívora por natureza, pode também comer peixes mortos. Com esta mistura de algas e  legumes cozinhados, a ampulária crescerá até atingir o tamanho de uma bola de ténis. Aconselha-se a compra de Decalcit em pó numa farmácia para manter a concha deste molusco em boas condições.

Compatibilidade

É um excelente animal para se ter no aquário, belo, pacífico e  bastante activo e de comportamento bastante interessante. Em termos de compatibilidade, deve-se evitar enguias ou outros peixes de porte que se alimentem de moluscos.

5 comentários:

  1. Onde é que arranjas essas espécies fora do comum?

    ResponderEliminar
  2. Nas lojas de aquariofilia...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo simpatia na resposta. :)

    ResponderEliminar
  4. estava com pressa. Desculpa ;) abraço.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/25/2012

    Olá:) Como se reproduzem?

    ResponderEliminar