abril 09, 2010

Fertilização de plantas em aquários de areia fina

Muita fauna, principalmente os peixes, necessitam de areia para ter comportamento natural. Além desta dar um ar mais aquático, tornará os peixes, camarões e moluscos mais visíveis e mais apelativos visualmente.

Estamos a falar da "areia fina de sílica", também conhecida nas lojas como "areia para cíclideos". A areia fina do rio é diferente, contém poeiras e outros elementos que a tornam muito compacta. No entanto, mesmo essa é apta a plantas.

As plantas requerem imensos cuidados, luz, fertilização e ainda trazem algas novas. Valerá a pena ter nos nossos aquários centrados em fauna? sim, é importante. As plantas ajudarão a criar um ecossistema, embelezam bastante e criam refugios. São muito relevantes.
Já ouvimos a lengalenga "a areia não é o substrato para  manter plantas", "a areia compacta e sufoca as raízes."  Na realidade, a areia é apta a variadas plantas, desde que tenhamos cuidados em termos de iluminação e fertilização, devido à esterilidade da areia. Algo que acontece com qualquer outro substrato...

Existem, também, espécies de plantas mais fáceis, requerem menos luz, menos fertilização e que, para além disso, podem conviver com diversos animais, mesmo com alguma tendência herbívora. Outras plantas adaptar-se-ão à areia. Logo podemos construir, na mesma, um mundo selvagem apto a variadas e interessantíssimas espécies.

A fertilização deve ter três componentes:
  • Fertilização por pastilhas - fertilizante vendido em pastilhas e enterrados na areia junto às raízes das plantas mais exigentes
  • Fertilização líquida - esguicha-se um pouco directamente na água em dias em que não fazemos TPA.
  • Trocas parciais de água (TPA) - Isso mesmo, mudar 10-20% da água com água da torneira, para cuidar dos seus peixes, também faz maravilhas para as plantas!

Estes fertilizantes (pastilhas e líquido) só são vendidos em lojas de aquariofilia. Nunca em caso algum use fertilizantes normais para plantas de interior, são venenosos para os nossos animais. Mesmo ao comprar um fertilizante numa loja de aquários deveremos comprar apenas o que citem explicitamente na embalagem que não contêm nitratos nem fosfatos. Visto que existem outros géneros de aquariofilia, como a dos "jardins submersos" (os Aquários Naturais). 

Esses dois elementos, nitratos e fosfatos, são produzidos pelos peixes, e o facto do fertilizante não os ter, mas ter o resto, até ajudará a equilibrar o ecossistema do seu aquário, reduzindo a necessidade de trocas parciais de água e reduz o risco da existência de picos de amónia repentinos. Caso o fertilizante tenha esses elementos prejudica este tipo de aquariofilia muito centrada na fauna e com alta carga de produção biológica.

Fertilizantes, claro que sim. Nitratos e Fosfatos não!

Sem comentários:

Enviar um comentário