março 23, 2010

Escalar

Nome comum: Escalar, Acará Bandeira
Nome cientifico:  Pterophyllum scalare
Tamanho máximo: 15 cm
Aquário mínimo: 100 cm
Temperaturas: 24-30°C



Comumente denominados Escalar, decalcado do nome cientifico Pterophyllum scalare, o nome comum real é "Acará Bandeira", e é originário da Amazónia. É um dos mais populares peixes mantidos em aquário, e por bons motivos, não só pela beleza como peixe e pela beleza que dá ao aquário, reconhece também o dono e pode ser facilmente habituado a comer à mão. Quando excitado, quer ao ver o dono, quer quando agressivo, demonstra um nado bastante engraçado. Há colorações reproduzidas, sendo os mais naturais, os zebrados (quanto mais zebrados melhor). Além dos zebra recomendo, pela beleza e aspecto "naturalista" se bem que seleccionados, os dourados.


É um acará (ciclídeos americanos), ou seja, um peixe com personalidade e alguma inteligência como os ciclídeos demonstram ter, que deve ser mantido em casal. Nunca se deve ter mais que dois casais a não ser que o aquário seja enorme, com 2 metros de comprimento, e mesmo assim o limite deve ser 4 casais (8 escalares), nos aquários mais comuns de 1 metro ou 1,2 metros devemos manter, no máximo, apenas dois casais (4 escalares), em aquários de 80 cm é possível manter um casal (2 escalares). Podemos fazer algumas combinações, dependendo do que queremos para o nosso aquário, colocar um, dois, três ou quatro. Não mais que isso.


Em termos de compatibilidade, é excelente com várias espécies e compatível com tudo enquanto jovem. Em estado adulto, demonstra alguma incompatibilidade com pequenos néons e pequenos camarões. No entanto, é possível que néons que tenham crescido junto com escalares, a compatibilidade seja possível. Contudo, devemos preferir os Tetra Cardinais (também conhecidos como Néon) aos Tetra Neón. As diferenças entre as duas espécies de Neón está no tamanho das listas coloridas do corpo, e no facto dos Cardinais crescerem mais, logo preferível para manter com os Escalares.

Sem comentários:

Enviar um comentário