maio 10, 2010

Rabo-de-chicote

Nome comum: Rabo-de-chicote comum
Nome cientifico: Rineloricaria  parva (Hemiloricaria parva)
Tamanho máximo: 11 cm
Aquário mínimo: 80 cm
Temperaturas: 21-24°C


O Rabo-de-chicote (Rineloricaria sp.) é uma das muitas opções de comedores de algas que poderemos ter num aquario. No entanto, este loricarídeo tem as suas específicidades, pelo que não é apenas uma variação estética. Ao contrário dos plecos, panaques e ancistrus não se cola ao vidro para comer as algas, prefere ficar no fundo do aquário, o que poderá ser interessante.Tem também o útil hábito de comer algas das folhas das plantas, mas não as danifica.

Cresce cerca de 11 cm, mas pode atingir 12.5 cm. Recentemente, ao que tudo indica dos meios cientificos, o seu nome cientifico foi alterado para  Hemiloricaria parva. O nome comum deve-se a um fio no rabo que se aparenta com um chicote.

Há muitas espécies de rabo-de-chicote vendidas apenas com a descrição Rineloricaria sp. podendo ser várias espécies diferentes, o rabo-de-chicote comum (R. parva), tem barras paralelas até ao rabo com uma linha no meio de cada banda.

Manutenção
A manutenção é identica a outros peixes-gato da América do Sul. Comem algas que apareçam no aquários, mas focam-se no substrato, nas pedras e folhas das plantas. A ementa deve ser completada, em dias distintos, com tabletes de peixes-de-fundo e rodelas de corguette. 

Compatibilidade
O Rabo-de-chicote não tem questões de compatibilidade dignas de nota em relação a outros peixes e invertebrados, sendo perfeitamente compatível com a maioria dos peixes comuns em aquário. E, até mesmo invertebrados. Poderá ser uma boa opção em aquários orientados para camarões, visto ser um predador de planárias, indesejadas em aquários deste género, deixando os camarões em paz.

Reprodução
Apesar de ser perfeitamente possível de o reproduzir em aquário, a identificação de machos e fêmeas é complicada. Os machos têm nas barbatanas peitorais e no queixo pequenas zonas serrilhadas. Para a reprodução do rabo-de-chicote recomenda-se uma caverna profunda na qual caiba o casal, podendo ser um simples cano. 
   

Sem comentários:

Enviar um comentário